Deixe as mídias digitais participarem da sua aula.

Sobre o curso

O curso é auto instrucional e o acesso é pela plataforma Google Sala de Aula. A trilha com o conteúdo está dividida em 3 módulos e ficará disponível a partir do dia 01/12. E não se preocupe, pois todo o conteúdo ficará acessível na sala virtual a qualquer momento, de forma vitalícia, bem como a tutoria, interação com o instrutor e plantão online para dúvidas.
A carga horária em certificado é de 20 horas. É uma formação em que o foco é aprender a utilizar as ferramentas digitais que ajudem na mediação do ensino.

Quem ensina?

Marcio Gonçalves é idealizador do Aula sem Paredes, professor de ensino superior (presencial e EAD), certificado como Google Innovator, Doutor em Ciência da Informação pela UFRJ, Mestre em Ciência da Informação pela UFF, Especialista em Gestão de Negócios em Instituições de Ensino Superior pela UNESA e em Pesquisa de Mercado e Opinião Pública pela UERJ. Além disso, é Jornalista, tem experiência na docência de ensino fundamental e coordenação acadêmica, é autor de livros e artigos e pesquisador na área de comunicação digital estratégica, educação midiática, letramento digital e desenvolve pesquisa relacionada à Criação e Produção de Conteúdo com Mídias Digitais na Escola, no Programa de Pós-doutorado da PUC-SP em Tecnologias da Inteligência e Design Digital (TIDD).

Conteúdo do curso

Módulo 1

Ensino Online

  • Letramento digital
  • Ensino híbrido
  • Metodologias ativas
  • Aprender navegando e criando

Módulo 2

Ferramentas Digitais

  • Google documentos, Google Sites, Google Apresentações e Google Formulários
  • Flipgrid, Jamboard e Padlet.
  • Screencastify, Wakelet e Mentimeter 

Módulo 3

Aprender Fazendo

  • Criação de portifólio
  • Curadoria de conteúdo
  • Criação de Workshop virtual

Como funciona o curso?

A plataforma de acesso ao curso é o Google Sala de Aula. A trilha com o conteúdo está dividida em 3 módulos e ficará disponível entre os dias 01 e 22/12/2020. Mas, não se preocupe, pois todo o conteúdo ficará acessível na sala virtual a qualquer momento, de forma vitalícia.
A realização é autoinstrucional e, entre os dias 1 e 22/12, haverá tutoria, interação com o instrutor e plantão online para dúvidas.
A carga horária em certificado é de 20 horas. É uma formação em que o foco é aprender a utilizar as ferramentas digitais que ajudem na mediação do ensino.

Para quem é esse curso?

Este curso é destinado a educadores de todos os segmentos, a estudantes de pedagogia e de todas as licenciaturas e a diretores de escolas e instituições de ensino superior.

Certificado

Ao final do curso você receberá um certificado digital comprovando sua participação em nossa jornada digital com carga horária de 20h .

Bônus

Dominó dos gêneros digitais

O dominó dos gêneros digitais é um jogo que tem como objetivo levar os jogadores a entender alguns dos gêneros digitais criados com o ambiente digital. São 28 peças. Cada jogador recebe 7 pedras quando começa a rodada. Se na partida houver menos de 4 jogadores, as pedras restantes ficam no dorme para serem compradas. O jogo começa pelo jogador que tenha a pedra dobrada mais alta. Neste caso estabelecemos o Post como a pedra de valor mais alto. Se jogam 4 pessoas, sempre começará quem tem o Post dôbre).

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) traz entre os conteúdos a abordagem de gêneros digitais — novas formas de comunicação que surgiram em decorrência de avanços nas tecnologias de produção de informação e comunicação. O documento estabelece competências, habilidades e saberes a serem desenvolvidos pelos estudantes durante a Educação Infantil, o Ensino Fundamental I e II e o Ensino Médio.

Este jogo vai despertar o interesse pelo estudo dos gêneros digitais. O professor pode utilizá-lo para iniciar uma abordagem acerca do assunto. Termos de uso: Para salas de aula. Sem uso comercial. 

O que dizem nossos alunos?!

Investimento

10 vezes de

R$ 11,00

ou 1 (uma) vez de

q

Dúvidas mais frequentes

Você, primeiro, vai ter entendido que as mídias digitais colaboram demais para o ensino. Além disso, vai ter perdido o medo de arriscar de inovar na sala de aula. Vai entender que as ferramentas tecnológicas que aprender vão deixar sua aula muito mais agradável de participar e interagir.

Está organizado em 3 módulos. No primeiro você compreende o panorama do que é a educação moderna hoje. No segundo você tem acesso a ferramentas digitais para usar em aula. No terceiro você já estará muito mais confiante e vai aprender a usar os recursos audiovisuais no planejamento de atividades educacionais.

Qualquer pessoa que queira dominar ferramentas digitais com foco no ensino.

Você precisa ter um computador ou um smatphone e um endereço de email no Gmail.

As aulas irão acontecer no google sala de aula. Você faz o curso no seu tempo. Todo material fica disponível na sala para ser acessado a qualquer momento.

Sim. Ao final do curso você receberá um certificado digital comprovando sua participação em nossa jornada digital com carga horária de 20h.

É 100% online para ser feito no seu tempo disponível.

O ensino com mídias digitais fica disponível no google sala de aula a partir de 01 de dezembro de 2020.

Sim, claro. Entre 01/12/2020 e 22/12/2020 o instrutor vai interagir o tempo todo.

Pela vida toda. Uma vez no google sala de aula, sempre poderá voltar lá para acessar o conteúdo.